Deputado Darci Matos pede revisão do corte de 40% do repasse para hospitais de SC
Na tarde da última quarta-feira (18), o deputado federal, Darci de Matos (PSD-SC), esteve reunido com diretores e representantes de hospitais de Santa Catarina, para tratar do corte de 40% do repasse de recursos para atendimentos de Média e Alta Complexidade (MAC) em hospitais do estado. A redução está prevista na Lei Orçamentária Anual de 2020.
Em relação a 2019, a redução dos recursos para Santa Catarina é de 500 milhões de reais. Essa medida resultará na inviabilidade dos serviços hospitalares em todo estado e afetará mais de 7 milhões de catarinenses que dependem da saúde pública.
O corte para o estado de Santa Catarina é mais que o dobro comparando ao estado do Paraná que teve 28% e o Rio Grande do Sul com 22%.
O deputado Darci Matos, destacou o seu descontentamento com a proposta de orçamento. “Essa decisão injusta é inadmissível. Não podemos permitir esse corte, pois a saúde é primordial e precisa ser tratada como prioridade pelo Governo Federal”, declarou.
Em conversa com o relator do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA - PLN 22/19), deputado Domingos Neto (PSD-CE), o deputado Darci solicitou uma revisão desse corte e pediu uma atenção especial ao pleito. A demanda será analisada pelo relator.