Artigo: Precisamos salvar as abelhas!
img

Um grande perigo ronda as nações produtoras de alimentos neste início de século. É a morte ou desaparecimento de milhões de colmeias naquilo que os especialistas chamam de Colony Collapse Disorder (CCD), Desordem do Colapso das Colônias. Este problema não afeta somente os apicultores, mas a toda a cadeia agrícola, já que as abelhas são os melhores e mais eficientes agentes de polinização das plantas. Elas são responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

 

            Por que o CCD está acontecendo? Ainda não há uma unanimidade sobre o assunto, mas os estudos convergem para a proliferação indiscriminada de agrotóxicos. Cientistas da Universidade de Maryland e do Departamento de Agricultura dos EUA identificaram um caldeirão de pesticidas e fungicidas que contaminam o pólen recolhido pelas abelhas para alimentarem suas colmeias. Nos Estados Unidos, a cada ano, cerca de um terço dos enxames são perdidos. No Brasil, maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o problema tende a se agravar.

 

            Sempre digo que, em tudo na vida, o melhor caminho é o do equilíbrio. Não se deve  abusar no uso de produtos químicos sabendo que isso pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente. No Brasil existem mais de 3 milhões de colônias de abelhas e já se verificou a morte de mais de 1 bilhão destes  insetos voadores. Em Santa Catarina, que produz o melhor mel do mundo, precisamos chamar a atenção das autoridades para o assunto. São 9 mil famílias que trabalham com mel e o Estado tem a maior produtividade do país.

 

            Sempre fui um defensor e incentivador dos apicultores e meliponicultores desde os meus tempos de funcionário da Fundação 25 de Julho, e técnico agrícola, passando pela Câmara de Vereadores até os dias atuais como deputado estadual . Tenho clareza que o mel é um dos alimentos mais nobres à disposição da população e quem trabalha nesta área é um importante defensor do meio ambiente. Portanto, é de extrema importância a realização do Congresso Brasileiro de Apicultura e o de Meliponicultura em Joinville, entre os dias 16 e 19 de maio. Estarão presentes técnicos e produtores altamente qualificados que trocarão suas experiências. Parabéns a todos e a população tem muito a ganhar.

 

             

  * Darci de Matos é deputado estadual darci@darcidematos.com.br

Compartilhe:

Erro na execução do Sistema

Undefined index: HTTP_REFERER

Origem: /home/darcidematos/public_html/noticia.php

Linha: 100

Por favor, entre em contato com o administrador do sistema e repasse o texto acima.